segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Mais informações sobre o II Arrastão de Limpeza das Águas do Baixo São Francisco, Penedo, AL.

De: Cláudio Sampaio


Boa noite pessoal!

Apenas um pequeno detalhe, enviei o peso parcial dos resíduos sólidos retirados das margens do rio São Francisco! Ao todo foram 88 sacos e 346,5 kg! Isso mesmo! 346,5 kg em menos de três horas de coleta na orla histórica de Penedo!

Ontem, em um breve mergulho na APA da Marituba do Peixe, Baixo São Francisco, encontrei um piau preso em um pedaço rede de pesca abandonada...

Quando um petrecho de pesca é perdido ou descartado n'água e continua capturando organismos, chamamos esse fato de "pesca fantasma". O problema é que a maioria dos petrechos perdidos são confeccionados com material resistente e como estão submersos, sofrem pouca fotodegradação, podendo levar décadas matando sistematicamente sem qualquer limite!


Curiosamente, um pescador artesanal lançou sua rede (para piau) no mesmo local onde mergulhei e depois de quase três horas, nada pescou! Como o peixe que encontrei estava agonizando e certamente não iria sobreviver, conversei com o pescador sobre poluição, pesca, responsabilidade e no final dessa conversa, ele levou para casa apenas o piau que havia sofrido a "pesca fantasma" ...

Lembre-se a poluição é um grave problema em todos os rios e oceanos! Seja responsável pelo seu lixo: reduza, reutilize e recicle!

Abraços,
Buia

Nenhum comentário: