segunda-feira, 3 de outubro de 2011

II Arrastão de Limpeza das Águas do Baixo São Francisco, Penedo, AL.

De: Cláudio Sampaio
Boa tarde pessoal!


Conhecido como "Opara", pelos nativos, que em Tupi quer dizer "rio-mar", o São Francisco é também denominado de "rio da integração nacional", "Nilo brasileiro", "rio dos currais" ou carinhosamente como "Velho Chico". Esses nomes demonstram sua rica história e enorme importância para o Brasil, especialmente os milhares de ribeirinhos que dependem de suas águas.

Abrindo o evento "São Francisco Vive", a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Unidade de Ensino Penedo, com apoio dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), Integração Nacional e Cultura, da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (CODEVASF), Governo do Estado, Instituto de Meio Ambiente (IMA), Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Prefeituras de Penedo, Igreja Nova Porto Real do Colégio e Arapiraca, realizou na manhã dessa segunda feira o "II Arrastão de Limpeza das Águas do Baixo São Francisco", que contou com a participação dos alunos dos cursos de Engenharia de Pesca e Turismo da UFAL, do Programa Nacional de Inclusão dos Jovens (Pró-Jovem), da rede municipal e estadual, além da sociedade local.

Um total de 72 sacos contendo 246,5 kg de resíduos sólidos foi retirado das margens do "Velho Chico", orla histórica de Penedo, por 120 voluntários. Os resíduos eram compostos por 90% de embalagens plásticas de alimentos, copos descartáveis e garrafas PET que foram encaminhadas a reciclagem.


O objetivo dessa ação foi atrair a atenção dos órgãos públicos competentes e ribeirinhos para um dos sérios mais sérios: a poluição do rio. Acreditamos que cumprimos nossa meta!

Amanhã o rio São Francisco estará festejando seus 510 anos de batismo! Participe desta grande festa! Veja a programação para todo o dia de amanhã!


Caso não possa participar, procure ser mais cuidado com os rios de sua região, tenha mais atenção com o resíduo sólido produzido e seu destino final. A natureza agradece!

Abraços,
Buia



04 de outubro de 2011

Manhã

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL

8h30 – 10h

Apresentação cultural de Porto Real do Colégio – Toré da tribo Kariri Xocó.

Diálogos: Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.

Apresentação cultural – peça teatral da Cia. Penedense de Teatro.

Praça 12 de Abril

(Pça. da Corrente)

10h – 11h

Ato Político-Institucional – fala das autoridades presentes.

Palco Praça 12 de Abril

(Pça. da Corrente)

11h – 11h15

A Velha e o Cantador – apresentação artística que mistura teatro e música com a participação musical de Vavá Cunha, parceiro de Geraldo Azevedo, tratando da temática do meio ambiente.

Praça 12 de Abril

(Pça. da Corrente)

11h15 – 11h45

Plantio de mudas de espécies nativas às margens do rio São Francisco -

Beira rio em frente à UFAL

11h45 – 12h15

Peixamento do rio com inserção de 300 mil peixes de espécies nativas no trecho do rio em Penedo e mais 300 mil em trechos do rio em Piaçabuçu

Porto das Balsas


12h


Abraço coletivo ao rio ao som do Imperial Coro de Penedo – músicas sobre a cultura ribeirnha e sobre a preservação da natureza

Porto das Balsas


04 de outubro de 2011

Tarde

HORÁRIO

ATIVIDADE

LOCAL



15h – 16h0h

Diálogos Socioambientais – apresentação do prof. Cláudio "Buia" Sampaio – Curso de Eng. Pesca/UFAL sobre preservação ambiental e atitudes ecológicas com estudantes e professores da rede pública e particular de Penedo e municípios vizinhos

Auditório do SINDSPEN


16h30 – 17h



Debates

Auditório do SINDSPEN

14h – 18h

Oficinas Ambientais – ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação de Penedo aos estudantes da rede municipal

Praça 12 de Abril

(Pça. Da Corrente)

8h – 12h

14h – 18h

Exposições fotográficas – Adriano Gambarini e Cláudio "Buia" Sampaio

Praça 12 de Abril

(Pça. Da Corrente)


19h – 21h



Lançamento de livro

Praça 12 de Abril

(Pça. Da Corrente)


Nenhum comentário: