quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Conselho da Reserva Extrativista de Jequiá da Praia ganha representantes da Ufal‏

Julianne Leão – estudante de Jornalismo

No último dia 28, o biólogo e professor da Unidade Penedo, Cláudio Sampaio "Buia", tomou posse no Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Marinha da Lagoa de Jequiá da Praia (Resex), juntamente com a professora Rochana de Andrade, do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA). Criado em fevereiro de 2011, o Conselho Deliberativo é composto por instituições públicas e sociedade civil, inclusive, com os representantes das famílias extrativistas.

As Resex são unidades de conservação de uso sustentável, que têm como objetivo harmonizar a exploração dos recursos naturais renováveis e o bem-estar sociocultural das comunidades locais com a conservação da biodiversidade. Além da Ufal, cerca de 30 entidades municipais, estaduais e federais, além da colônia de pescadores e associações de moradores também foram empossadas no evento, que marcou também os 10 anos de criação da Resex.

"Trata-se de uma importante área, onde a pesca artesanal e o turismo são importantes atividades econômicas no município. Lagoas, mangues, estuários e falésias são os ambientes característicos dessa bela região!", disse Cláudio.

Através dos seus cursos, Engenharia de Pesca e Turismo, a Unidade de Ensino Penedo, do Campus Arapiraca, já planeja atuar em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade no desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão, além de aulas práticas na Resex.


Imagens

Nenhum comentário: