sábado, 5 de novembro de 2011

2 vagas consultor em biologia pesqueira, SC/ SP

Empresa Contratante: Projeto Albatroz
Ramo da Atividade: ONG/ Meio ambiente
Telefone: Contato somente por email
E-mail: fpeppes@projetoalbatroz.org.br

Criado em 1991 em Santos (SP), o Projeto Albatroz é uma organização não-governamental que tem como objetivo reduzir a captura não-intencional de albatrozes e petréis, aves marinhas ameaçadas de extinção. Para tanto, trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.
Suas principais linhas de ação são o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar políticas públicas e a promoção de ações de educação ambiental junto aos pescadores e às escolas. Além da base em Santos, opera também em Itajaí (SC), Itaipava (ES) e Rio Grande (RS).
O resultado desse esforço é a formulação de medidas que protegem as aves, a sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e o apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas belas aves no Brasil.
Com apoio do Projeto Albatroz, o Brasil tornou-se membro do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), assumindo assim a sua responsabilidade governamental perante a conservação dessas aves.
Junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA), ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e ao Ministério da Pesca, o Projeto Albatroz vem desenvolvendo projetos relevantes, como o Plano de Ação Nacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis ( PLANACAP), medida permeada pelo Plano Internacional de mesmo nome desenvolvido pela FAO em 1998.
O Projeto Albatroz é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, e tem o apoio da Royal Society for Protection of Birds (RSPB), do programa Albatross Task Force (ATF), Save Brasil, Birdlife International e Ministério da Pesca e Aquicultura.
Espécies ameaçadas. Das 22 espécies de albatrozes que constam da Lista Vermelha da União para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês), 17 estão ameaçadas em algum nível. No Brasil, das várias espécies de albatrozes que interagem com a pesca de espinhel pelágico, seis estão na lista brasileira de espécies ameaçadas. Os petréis (ou pardelas), outra
espécie de ave marinha, também correm o risco de serem extintos da natureza.
A principal causa é a captura não-incidental das aves pelos barcos de pesca.

Dados da Vaga do Emprego
Consultor em Biologia Pesqueira

· Necessário profissional com nível superior em Oceanografia, Ciências Biológicas ou áreas afins, com experiência comprovada em embarques de longa duração, trabalhos de campo, laboratório, análise e publicação de estudos em Biologia Pesqueira e/ou Aves Oceânicas.
· Conhecimento: domínio das línguas inglês e espanhol (leitura, escrita, comunicação oral); disponibilidade para viagens periódicas e realização de embarques de longa duração junto à frota pesqueira industrial (aproximadamente 30 dias). Desejável Conhecimento de técnicas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), de organização de Banco de Dados e do uso de ferramentas para analises estatísticas.

Objetivos:
· Monitoramento e Diagnóstico da frota local; realização de atividades de educação ambiental junto aos pescadores locais;
desenvolvimento e implementação de medidas mitigadoras que reduzam a captura incidental de aves e que sejam aplicáveis à frota operante nos portos de Itajaí (SC) e de Santos (SP).

Responsabilidades:
· Participar da elaboração de planos amostrais de levantamento e monitoramento da frota pesqueira que interaja com aves marinhas.
· Articular trabalhos com as empresas de pesca e com as instituições parceiras.
· Realizar workshops com os pescadores e empresários da pesca local.
· Monitorar as capturas incidentais (bycatch) de aves marinhas.
· Implementar medidas mitigadoras aplicáveis à frota.
· Treinar pescadores para a adoção de medidas mitigadoras com vistas à redução da captura incidental de albatrozes e petréis.
· Participar de cruzeiros de pesca para monitorar as capturas incidentais, assim como avaliar a eficiência e aplicabilidade das medidas mitigadoras.
· Implementar atividades de educação ambiental a bordo e em terra.
· Orientar e capacitar estudante local da área de ciências biológicas ou áreas afins.
· Participar na elaboração de artigos científicos, divulgação popular e mobilização.

Observações:
· A comunicação inicial deverá ser efetuada somente por correspondência eletrônica.

Por gentileza, somente enviar currículo profissionais que se encaixem no perfil, de forma a economizar seu tempo e do recrutador.

Tipo de Vaga: Profissional - Emprego
Perfil Profissional: Oceanografia, Ciências Biológicas, afins
Vagas: 02 vagas
Salário: A Combinar

Envio de currículos até dia 10 de Novembro de 2011

Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar Currículo Vitae resumido, atendo-se as necessidades supramencionadas, acompanhado de Carta de Intenções (máximo de uma lauda), em dois arquivos, separadamente (ex.: NOMEcurrículo e NOMEcarta) para fpeppes@projetoalbatroz.org.br sob o Assunto: "Consultor em biologia pesqueira". | Contato somente por email.

Localização da Vaga

Cidades: Itajaí - SC e Santos - SP
Estado: Santa Catarina (SC), São Paulo (SP)


ANDREI T. CUNHA CARDOSO

Nenhum comentário: