segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Desenterrada ossada de golfinhos em praias alagoanas

28.08.2011 | 13h48

Quatro animais estavam enterrados pelo Instituto Biota para decomposição; material deve ser usado em estudo de pesquisador paraibano

Gazetaweb - Wanessa Oliveira

Ossadas de quatro golfinhos nariz-de-garrafa estão sendo desenterradas, durante este domingo (28), por uma equipe do Instituto Biota. Os animais foram encontrados mortos nas praias de Jatiuca, Jacarecica e Riacho Doce, e foram enterrados pela equipe de ambientalistas até a decomposição.

De acordo com o diretor-executivo do Instituto, Bruno Stefanies, o material será tratado na Universidade Federal de Alagoas (UFAL ) e, em seguida, entregue para análise de um estudante de doutourado da Paraíba, que pretende fazer um levantamento sobre a morfologia dos crânios de golfinhos nariz-de-garrafa.

Segundo Stefanies, é procedimento padrão do órgão enterrar e desenterrar animais mortos na praia. "Nós viemos ao local e, após análise, enterramos com um GPS, de modo que modemos marcar os locais em que eles estão. Após a decomposição, nós retornamos para retirar a ossada, seja para guardar, seja para montar e disponibilizar em alguma exposição", explica.

O Instituto Biota registra que, desde 2009, mais de 15 corpos de golfinhos e baleias foram resgatados e enterrados em todo o Estado. O número de tartarugas, no entanto, é muito maior. "Estimamos que há entre 60 a 70 tartarugas enterradas, só em Maceió", emenda. Durante a manhã, três golfinhos já haviam sido desenterrados, restando apenas o último, em Riacho Doce, cuja ossada deve ser retirada nesta tarde.


Obs: Seria Legal um desses no nosso Pólo da UFAL em Penedo em? (precisamos de espaço)

Nenhum comentário: