domingo, 21 de agosto de 2011

Vigilância Sanitária apreende cerca de 100kg de peixe em Penedo

O descumprimento às recomendações da prefeitura de Penedo levou a Vigilância Sanitária Municipal a apreender cerca de 100 kg de peixe na manhã desta terça-feira (16). De acordo com as informações do coordenador de vigilância sanitária da prefeitura de Penedo, o veterinário Murilo Rezende, os produtos foram recolhidos devido a falta de condições de higiene e condicionamento para a venda.

Há tempos que os comerciantes são orientados a não venderem fora da área estipulada para o comércio específico de pescado, no entanto, alguns não cumpriram o acordo firmado com o poder público municipal, algo que já gerou amplas discussões, inclusive advertências do Ministério Público Estadual à prefeitura.

Apreensão

Segundo o coordenador de Vigilância Sanitária, todo o material foi apreendido no Mercado da Carne, espaço utilizado provisoriamente para a comercialização de carnes de aves, bovinas e suínas, sendo os comerciantes de peixes orientados a vender seus produtos somente no Mercado do Peixe, situado no entorno da feira livre.

Para alguns comerciantes, o espaço destinado à venda do peixe não tem uma grande rotatividade de clientes, tendo os comerciantes que saírem para tentar vender os produtos perecíveis em outras partes do comércio.

Apoio Policial

Toda a ação que culminou no recolhimento do peixe vendido fora dos padrões estabelecidos pela vigilância sanitária contou com o apoio da Polícia Militar que acompanhou a abordagem dos vendedores que em nenhum momento ofereceram resistência para entregar os produtos, reconhecendo que estavam em desacordo com as normas de higiene exigidas para a comercialização de pescado.

Doação à Casa do Bom Samaritano

Após a apreensão, todo o pescado foi encaminhado para a Casa do Bom Samaritano, Organização Não-Governamental (ONG) Dom Valério Breda que presta assistência a dependentes químicos. "Essa não foi a primeira vez que fizemos uma apreensão deste porte em Penedo. Com certeza outras também serão realizadas em dias alternados, ficando todos os técnicos da vigilância sanitária a disposição da comunidade que pode realizar denúncias sobre qualquer suspeita de alimentos comercializados fora dos padrões de higiene", declarou o veterinário Murilo Rezende.

por Rafael Medeiros
aquiacontece.com.br

Nenhum comentário: