terça-feira, 23 de agosto de 2011

Alagoas terá unidade para a filetagem da tilápia em Junqueiro


O secretário de Estado da Pesca e Aquicultura, Regis Cavalcante, e sua equipe técnica visitaram, nesta quinta-feira (18), em Junqueiro, o módulo de tanques-rede do Programa Alagoas Mais Peixe. Além de participar de um programa de televisão local, durante a visita, o gestor também recebeu a notícia de que Alagoas terá uma unidade de treinamento e beneficiamento para a pesca e filetagem da Tilápia na cidade, por meio de ações conjuntas com o Governo.
"O secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Junqueiro, João Bosco, anunciou que em aproximadamente dois meses a casa que foi disponibilizada pela prefeitura vai ficar pronta para que a Escola Agrícola Municipal São Francisco possa iniciar suas atividades em parceria com o Governo. Com isso, estudantes do 6º ao 9º ano poderão aprender a filetagem da Tilápia para agregarmos mais valor ao produto e gerarmos mais renda e emprego para Alagoas," comemorou o secretário.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, além de trazer uma nova perspectiva para os beneficiados, o Alagoas Mais Peixe também está conscientizando a comunidade sobre a higiene nos arredores da lagoa. A ideia é manter a área sempre limpa, evitando a poluição e, consequentemente, a mortandade dos peixes. O projeto dispõe de dois pescadores em sistema de plantão. Eles ficam abrigados na plataforma, construída dentro da lagoa.
O empresário José Mendes, dono de um mercado de Junqueiro, diz que a procura pelo filé de Tilápia é grande e, com a unidade de beneficiamento instalada no município, tudo vai melhorar. "Não vejo a hora de começarmos a produzir e vender o nosso próprio filé de Tilápia, pois hoje compro peixes de outros estados e até de outros países para poder atender à demanda dos clientes. Além disso, vamos gerar mais emprego e circular mais dinheiro na região," relatou o
empresário.

por *Agência Alagoas*
http://aquiacontece.com.br/noticia/2011/08/19/alagoas-tera-unidade-para-a-filetagem-da-tilapia-em-junqueiro

Nenhum comentário: