terça-feira, 17 de maio de 2011

Professores se destacam em pesquisas e eventos internacionais.






No dia 4 de maio, pesquisadores espanhóis e brasileiros conseguiram um grande feito: a primeira reprodução sem indução hormonal em cativeiro do peixe cherne, ameaçado de extinção, nas instalações do Aquário Finisterrae em La Coruña - Espanha. O cherne (Polyprion americanus) é um peixe pertencente à família Polyprionidae, caracterizado por ser de grande porte e ser encontrado em profundidade de 100 a 1.000 metros. Em 2008 pesquisadores da Grécia conseguiram uma única vez a desova dessa espécie, mas utilizaram hormônios.
Os pesquisadores Tito Peteleiro e Evaristo Gomez (Centro Oceanográfico de Vigo - Espanha) e Emerson Soares e Themis Silva (Engenharia de Pesca - UFAL) estão acompanhando todo o desenvolvimento embrionário dos ovos e documentando todas as etapas para possível publicação em revista científica internacional. "A reprodução dessas espécies em cativeiro diminuirá a pressão pesqueira sobre este importante recurso marinho, pois fortalecerão programas de repovoamento em ambiente natural e de cultivo intensivo - piscicultura",- explica o professor Emerson Soares da Unidade de Penedo.

Considerada uma espécie universal, presente nos oceanos Atlântico e Índico, o cherne é muito valorizado pela pesca comercial, por isso está ameaçado de extinção em vários países. O Centro Oceanográfico de Vigo - Espanha possui exemplares desta espécie em cativeiro, onde vem monitorando aspectos como perfil hormonal, crescimento, comportamento em ambiente confinado e reprodução.

Nenhum comentário: